segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Eu e as dietas

Há 15 dias procurei um nutricionista porque queria perder 3 ou 4 kg.

Tenho 1,70 m e peso 62/63 kg. Desde que fiz 30 anos que é quase impossível descer dos 60 kg. Eu sinto-me bem é com 57 kg. Com mais de 60 kg sinto-me gigante, volumosa, com a cabeça pequena. Vale-me a minha cinturinha fina, porque rabo e pernas não me faltam.

Então, lá fui ao senhor doutor e disse-lhe que queria emagrecer uns quilinhos. Perante o que lhe descrevi dos meus hábitos alimentares (longos perídos de jejum e depois uma fome desalmada) e por uma análise aos meus sintomas de cansaço extremo e insónias, chegou à conclusão de que padeço de desnutrição.

Sim, DESNUTRIÇÃO.

Então, eu quero perder peso e, afinal, estou desnutrida?? Tenho de comer mais? É isso? Não quero!!

Essencialmente, o que me foi pedido foi que respeitasse os horários das refeições. Isso é o mais importante. Quando passamos mais de 3 horas sem comer, o nosso organismo entra em 'modo holocausto'. O nosso corpo não é assim tão sofisticado e não sabe que vamos comer entretanto. Logo, começa de imediato a guardar reservas nos tecidos, sob a forma de gordura. Para que não armazene, é necessário que comamos com regularidade.

Deste modo, receitou-me vitaminas ao pequeno-almoço para compensar a desnutrição. Cortou-me o leite de vaca e os cereais. Esta é a minha dieta alimentar:

Pequeno-almoço - torradas de pão normal com azeite e cevada ou café
Meio da manhã - iogurte de soja e 2 bolachas Maria
Almoço - sopa (sempre) e prato normal
Lanche 1 - igual ao pequeno almoço
Lanche 2 - peça de fruta e 2 bolachas
(esta parte é particularmente dolorosa porque não gosto especialmente de fruta. Eu sei, sou estranha)
Jantar - sopa e prato normal
Ceia - iogurte de soja e 2 bolachas Maria

Falava com umaamiga sobre esta dieta e ela queixava-se de que muitas vezes não tinha fome para um lanche, quanto mais dois. Na verdade, como comemos várias vezes e porções relativemente pequenas, há vontade para comer, mesmo sem fome. E é um ciclo vicioso. Como comemos há pouco tempo, depois vamos comer menos.

Estou a gostar da dieta, apesar de ainda não ter perdido peso. Neste momento também não me interessa muito porque estou mais preocupada em criar bons hábitos de comer a horas.

Sendo assim, vou ao meu almoço!

Sem comentários: