terça-feira, 19 de março de 2013

Novo esquema!!! Atenção!!!

Acabei de receber uma chamada anónima no telefone de casa. Atendi e, do lado de lá, falava-se Inglês com sotaque indiano e a chamada tinha péssima qualidade.

Nunca dou o meu número de casa para nada, excepto a alguns amigos devido às chamadas gratuitas entre telefones de rede fixa. Achei a chamada estranha, mas continuei a conversa. Como trabalho com pessoas na Índia e todo o meu trabalho é em Inglês, esperei para ver o que saía dali.

A senhora disse-me que falavam da empresa Windows e tratava-me pelo primeiro nome. Achei estranho e perguntei o que queriam, dado que uso uma versão pirateada. Ela disse que estava com problema com o meu computador e passou a chamada para um técnico. O sotaque parecia de leste e a chamada tinha mais qualidade.

Então, pediu-me para aceder ao ícone 'Computador', depois 'Gestão de Computadores' e finalmente 'Sistema. Aí, pediu-e para ver quantos 'Avisos' ou 'Erros' tinha. Disse-lhe que tinha 488 e ele ficou chocado. Disse que era procupante, mas que eles iam conseguir tirar-me os vírus do computador.

Foi, então, que me pediu que acedesse ao site http://www.ammyy.com/en/. Este site permite que outras pessoas acedam de forma remota ao seu computador. Quando eu vi o site, disse-lhe que agradecia a ajuda, mas que preferia ir a um técnico. Respondeu que, assim, ia ter que gastar dinheiro quando ele me podia resolver o assunto de graça. E que nem sequer ia aceder a todos os meus ficheiros. Desliguei logo.

Em longos anos de experiência com computadores, nunca a Windows me contactou. Deduzo que tenham pessoas em Portugal, que não precisem de usar call centers da Índia.

Posso estar enganada, mas parece-me um grande esquema para entrarem nos PCs das pessoas e terem acesso a tudo.

Sem comentários: